Redes e Segurança de Sistemas

Iniciei há alguns meses atrás minha primeira especialização…

Escolhi o curso de Redes e Segurança de Sistemas da PUC de Curitiba. Escolhi o curso não porque gosto de redes, mas porque Segurança de Sistemas é uma das coisas em que eu gostaria de me especializar.

Na verdade uma das coisas que me motivou a me especializar nessa área foi a primeira vez que sofri um ataque… E foi dos fortes. Na empresa em que trabalhava havia um site abandonado que tinha uma vulnerabilidade, e numa bela manhã, cheguei no trabalho e todos os arquivos index* estavam alterados, e todos os arquivos log* foram removidos. Enfim… o caos! Acabei encontrando na rede scripts dos caras que nos invadiram e acabei me infiltrando nas linhas inimigas e descobrindo como eles tinham realizado tal ato. Com isso acabei me especializando em como proteger sites e sistemas, até hoje, desde aquele evento, nunca mais sofremos ataques que tiveram sucesso.

Mas então…

[Spoiler]
Sonho (tenho pesadelos) com uma época futura, onde as redes entram em colapso, tudo dependendo da internet, e então, devido às inúmeras tentativas de ataque diárias à servidores e redes, tudo para!!!
[/Spoiler]

É por isso que estou fazendo essa pós! Porque sei que é algo que sempre terá mercado, afinal, segurança é algo essencial hoje em dia, e daqui há alguns anos será super essencial.

Bom, já tivemos duas aulas presenciais, e to gostando muito, os professores sabem o que falam, e passam coisas realmente avançadas da área (o básico quem não sabe tem que correr atrás ou pedir ajuda pra turma). A estrutura da instituição é muito boa, a gente tem acesso a SSH pra fazer os exercícios e é bem doido isso, e o mais legal, é a turma… A maioria trabalha ou já trabalhou na área, e embora a maioria pareça ser parte de um bando de nerd estranho, a galera é muito gente boa.

Então vou começar a escrever um pouco mais dessa área que sempre fui apaixonado.
Na verdade esse era pra ser o início de um outro artigo que era envolvendo a área de segurança, onde eu ia explicar que ia escrever mais sobre essa área, mas acho que vai se tornar um artigo só pra contar as novidades.

Bom, tá aí um artigo que saiu do nada, espero que alguém leia pelo menos.
Se você leu, comenta aí só pra eu saber, pode ser até um “Eu li” e nem precisa se identificar 😉

Abraço

Patrick

